sábado, 17 de abril de 2010

A evolução dos Hipertextos


Ao contrário do que muitos podem pensar os hipertextos não nascem com a internet. Segundo alguns especialistas, os primeiros hipertextos ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Mas foi em 1945 que Vannevar Bush ao criticar os sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam de forma lineares. “De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex”.

Acredito que os hipertextos ou textos em formatos digitais constituem em uma ferramenta importante na construção do conhecimento e surgiram para modernizar a nossa sequência linear de leitura, principalmente difundida pela cultura nacional que começou com os folhetins de romance e hoje tem nas novelas a sua principal difusora. Os links nada mais são do que uma versão virtual dos rodas-pés das leituras tradicionais com um toque de sofisticação pois eles incluem sons e imagens. Porém quando os links são utilizados de forma indiscriminada, o leitor pode se perder de uma maneira tal que ao final da leitura ele nem se lembra mais o que estava procurando a priori.

“O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web” (por isso todo site começa com as iniciais WWW – grifo nosso) que em português significa “rede de alcance mundial”.



Podemos dizer que os famosos vendedores de enciclopédia que batiam à nossa porta aos domingo de manha e queria de qualquer maneira que você comprasse toda a sua coleção, foram substituidos pelos também famosos tele-marketing que vendem o acesso a um local onde se encontra de hipertextos à parentes desaparecidos, ou seja, a internet.

É muito bom ter uma ferramenta como so hipertextos a serviço do conhecimento e auxiliando no ensino e aprendizagem dos alunos!

5 comentários:

  1. AMIGO, CONCORDO QUANDO DIZ QUE HIPERTEXTOS NÃO NASCEM COM A INTERNET E SIM ATRAVÉS DE MANUSCRITOS, ATÉ MESMO PELA PRÓPRIA HISTÓRIA DO SÉCULO XVI, FAZ SENTIDO SUA AFIRMAÇÃO COM EMBASAMENTO TEÓRICO.
    SINTO MUITO PELOS VENDEDORES DE LIVROS, POIS NA MINHA CASA NÃO PODE FALTAR COMPUTADOR E NUNCA LIVROS...VALEU PELA CONTRIBUIÇÃO !

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cidinha. Diante disso, devemos conciliar tecnologias antigas (livros, quadro e giz) com novas tecnologias (data show, dvd e compotador). Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês! Precisamos utilizar de todos os recursos didáticos possíveis, pois assim teremos melhores resulatados no ensino-aprendizagem!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, colega! Estou orgulhosa de seu trabalho gostei bastante de seu texto e principalmente do seu desempenho no curso. Realmente a apropriação do que realmente é Hipertexto amplia e muito o nosso nível de Letramento.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Colegas, os hipertextos não são mesmo novidade, pois já atingirão maior idade faz tempo. O que mudou foi a maneira de serem acessados. E é isso que devemos ter em mente, inovar mas não perder o foco que é a formação do cidadão.
    Valeu!!

    ResponderExcluir